As 5 Melhores Invenções Acidentais

Algumas das maiores invenções da humanidade foram acidentais. Isso mesmo, pura sorte. Veja as 5 mais importantes:

5) Forno Microondas

A idéia de usar micro-ondas para cozinhar alimentos foi descoberta por Percy Spencer. Um dia estava trabalhando num aparelho de radar ativo quando observou uma sensação repentina e estranha, e viu que uma barra de chocolate que tinha no seu bolso tinha derretido. O primeiro alimento a ser cozinhado deliberadamente com microondas foram pipocas, e o segundo um ovo que explodiu na cara de um dos experimentadores.


4) Super Glue

Super Glue é uma das mais potentes colas instantâneas já fabricadas. Em 1942, o Dr. Harry Coover foi trabalhar para a Eastman Kodak. Seu trabalho consistia em encontrar um plástico que pudesse ser usado como uma clara alça. Coover ficou frustrado com o material que fez, chamado cianoacrilato, pois era muito pegajoso. Ele jogou todo o experimento fora. Anos depois descobriu que a cola ainda estava grudado no fundo da lata de lixo.


3) Borracha Vulcanizada

Em 1836, Charles Goodyear conseguiu um contato para fornecer sacos postais de borracha para o departamento de correios dos EUA. No entanto, havia um grande problema: os sacos de borracha produzidos por Goodyear eram muitos ruins. Após testes com dezenas de substâncias, Goodyear decidiu usar enxofre. Aqui foi a sorte: ao respingar uma parte da mistura de borracha e enxofre na chapa quente do fogão, ele notou que a borracha não fundia na madeira esperada e resolveu pesquisar a fundo as misturas com enxofre. Algum tempo depois, surgia a borracha vulcanizada.


2) Vidro de Segurança

É aquele tipo de vidro usado em carros e edifícios, que não se despedaçam ao levar um tiro, por exemplo. Um dia, o francês Edward Benedictus bateu em um balão de vidro de cima de uma prateleira. Quando foi juntar os cacos, ele percebeu que o balão estava quebrado, mas não tinha se despedaçado. Depois de falar a um de seus assessores sobre o incidente, ele descobriu que tinham aplicado nitrato de celulose no vidro, que agiu como um adesivo e o impediu de quebrar em pedaços.

1) Penicilina

A penicilina é um antibiótico natural e foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório, em Londres. Quando voltou reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinham sido contaminadas por um bolor, e em volta das colônias deste não haviam mais bactérias. Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, e demostraram que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida, a penicilina. Essa foi uma das maiores descobertas na área da medicina.


Fonte: Aqui

10 Responses to “As 5 Melhores Invenções Acidentais”

  1. gutoow Says:

    manera as curiosidades😛

  2. Gabriel Says:

    Isso que é sorte!
    Queria eu ter uma idéia acidental dessas pra entregar no projeto de final de curso!

  3. Gabriel Says:

    Queria eu ter uma idéia acidental dessas pra exibir no meu Projeto de Final de Curso!

    Bela matéria!

  4. Panthro Says:

    Muito bom!! interesantíssimo!
    Algumas dessas eu já conhecia, procure também sobre o Raio-x e porque esse nome, garanto que vai se surpreender!

  5. Anonymous Says:

    Só acrescentando, o microondas foi utilizado primeiramente pela NASA para auxiliar um preparo rápido e fácil para a comida dos astronautas.

  6. ju_castro74 Says:

    faltou o LSD, seus efeitos foram descobertos acidentalmente ^^

  7. WickerMan Says:

    Acho que a descoberta mais ao acaso que ja aconteceu foi da Ciclosporina. Um pesquisador observou que alguns antigos usavam uma plantao que nao me lembro ao certo pra curar feridas. Ele acreditou que poderia curar, entao uam candidiase(uma micose comum), e foi testá-la em uma paciente que tinha sofrido um transplante cardiaco, apos aplicar o remedio a rejeição parou. Ele descobriu um dos primeiros medicamentos contra a rejeição, se nao fosse por isso os transplantes continuariam durando pouco tempo, como no começo.

  8. Anonymous Says:

    A do Goodyear é o maior papo furado.
    Goodyear = Good year = bom ano
    Não ecxiste o tal Charles Goodyear.

  9. Anonymous Says:

    Muito bom,só faltou falar do velcro que foi criado depois que um cientista percebeu que enquanto tirava fotos para pesquisar a fauna e a flora,viu sua calça cheia de carrapichos.Ele reproduziu o mesmo sistema no plastico e deu certo.

  10. Morcegss Says:

    “Anônimo disse…

    A do Goodyear é o maior papo furado.
    Goodyear = Good year = bom ano
    Não ecxiste o tal Charles Goodyear.”

    bom, se vc se baseou no nome do cara pra dizer q n existe n tem nda a ver
    kkkkk
    goodwin eh um nome de pessoa e significa “boa vitoria”
    varios nomes s sobrenomes são criado pela junção de 2 palavras
    n tem fundamento oq vc falou ae…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: